Barra AP montagem

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Barra AP montagem

Mensagem por emanuelae86 »

Estou na duvida como aplicar barra AP na traseira e gostava da vossa opnião, eu estou pensar soldar nos topos ao lado dos amortecedores não quero furos nem parafusos acho que fica uma sucatisse :rofl:

Imagem
aspecto final é mais ou menos este :
Imagem


Já me sugeriram em fixar a barra ao topo do amortecedor, deve ser algo do género ? :great: é outra solução qu acham ?
http://forums.club4ag.com/zerothread?id=65795

Imagem
Imagem
Última edição por emanuelae86 em 16 fev 2011, 09:55, editado 1 vez no total.

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por nut´s »

nao e bom apertar a barra ao "parafuso do amortecedor...
e estragar plasticos nao é 1 decisao facil... mas tem que se estudar isso a ver como fazer...
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por Ricardo M. »

E agora fiquei a pensar também.. Emanuel, quando é que eu te disse para montares a barra dessa forma? Não me lembro de te ter dado essa "ideia" de que falas. Quanto mais não seja, o que eu te disse foi para fazeres um aumento no suporte da barra de forma a passar à volta do parafuso do amortecedor e permitir que a barra aperte fora do plástico.

Nem tão pouco conhecia esse link onde montam a barra dessa forma...

MGConcept
active user
Mensagens: 231
Registado: 11 dez 2009, 01:00
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por MGConcept »

Eu quando chegar a vez dela estou a pensar em montar esta:

Imagem
Imagem
Não estraga os plasticos,e não monta totalmente nos amortecedores pois vais apoiar bastante na carroceria.

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por emanuelae86 »

Ricardo M. Escreveu:E agora fiquei a pensar também.. Emanuel, quando é que eu te disse para montares a barra dessa forma? Não me lembro de te ter dado essa "ideia" de que falas. Quanto mais não seja, o que eu te disse foi para fazeres um aumento no suporte da barra de forma a passar à volta do parafuso do amortecedor e permitir que a barra aperte fora do plástico.

Nem tão pouco conhecia esse link onde montam a barra dessa forma...

Sim tens toda a razão Mendes apenas me falaste em fixar barra no topo dos amortecedores, está corrigido, eu parti do principio que serio algo do género nada mais e peço vossa opinião :thumbup:

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por emanuelae86 »

Mendes e João, esta solução tem na mesma que ser soldada e apertada topo do amortecedor correcto?? :think: , mas eu não tenho esse espigão de rosca tão comprido como ai na foto.

Imagem

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por isac »

No tópico do Pilot tem uma solução. [smilie=moil.gif]
86Pilot Escreveu:Strut bars

Some additional welding and fabrication was needed but the rear strut bar found its way into the car:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por 86Pilot »

isac Escreveu:No tópico do Pilot tem uma solução. [smilie=moil.gif]
e bastante má, diga-se de passagem...

Em casos extremos o apoio acaba por ceder e a forca é dissipada por aí... Mas deu jeito pra fixar os cintos [smilie=prankster.gif]

Imagem


Rigidez a sério é com rollcage.
Imagem

djballs
Propietários
Mensagens: 853
Registado: 12 ago 2009, 18:18
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por djballs »

realmente nao sei pa que essa barra traseira num carro do dia a dia :// ou mesmo fim de semana , na minha opiniao só metia isso se o carro fosse de competiçao , mas cada um sabe de si ... se meteres coiovers o espigao do amortecedor é muito maior que o normal ......
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo M.
active user
Mensagens: 1161
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Localização: Fânzeres - Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por Ricardo M. »

djballs Escreveu:realmente nao sei pa que essa barra traseira num carro do dia a dia :// ou mesmo fim de semana , na minha opiniao só metia isso se o carro fosse de competiçao , mas cada um sabe de si ... se meteres coiovers o espigao do amortecedor é muito maior que o normal ......
E voltamos ao mesmo.. Mas qual é a lógica de montar uma barra no espigão do amortecedor? É para os amortecedores não saírem do sítio? :lol:

É que a barra AA é para reforço estrutural da chapa e não dos componentes.. É a mesma coisa que apertarem uma barra AA na frente mas em vez de ser na torre, apertarem no veio do amortecedor :roll:

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por emanuelae86 »

Estava na zona de Barcelos decidi dar salto Viana a casa Pepe antes regresso para Porto, cheguei depois das 21h mas valeu a pena olhem lá o que trouxe :sarcastic: :

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Estive a reflectir e depois ouvir vossos conselhos e de outras pessoas mais experientes vou fixar a barra da seguinte forma:
- Reforçar a zona onde vai fixar por cima e por baixo do guarda-lamas
- Furar a chapa colocar 2 parafusos ambos lados (Mendes tens razão de outra forma é mais sucatisse )
- Tenho plásticos suplentes vou busca-los e prepara-los para ver como ficam.

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por isac »

Na primeira foto deste tópico vê-se a orientação dos suportes, supostamente... devia ser assim e não como na foto em cima. [smilie=dirol.gif]

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por emanuelae86 »

Não estava perceber a tua afirmação Isac :lol: :lol: mas já cheguei lá a posição correcta é esta :
Imagem

Não sei ainda o sitio ao certo, amanha vou ao chapeiro para a montar espero que corra tudo bem, obrigado a todos pela ajuda, grande abraço :thumbup: :thumbup: :thumbup:

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por 86Pilot »

emanuelae86 Escreveu:Não estava perceber a tua afirmação Isac :lol: :lol: mas já cheguei lá a posição correcta é esta :
Imagem

Não sei ainda o sitio ao certo, amanha vou ao chapeiro para a montar espero que corra tudo bem, obrigado a todos pela ajuda, grande abraço :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Nessa posicao, a barra nao vai caber entre os topos.
De qualquer maneira, mais uma vez afirmo que para o trabalho que da, nao vale a pena ate porque para alem de nao fazer grande efeito (os apoios sao muito pouco rigidos), a nao ser que seja um carro que realmente ande nos limites de torcao da carroceria (o que implica uns optimos pneus) tambem nao vejo necessidade de mais rigidez atras.
Imagem

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por emanuelae86 »

Mas é esta a posição correcta certo ??? :wtf: :wtf:

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por 86Pilot »

emanuelae86 Escreveu:Mas é esta a posição correcta certo ??? :wtf: :wtf:
É a posição correcta num carro em que realmente haja espaço suficiente entre as torres de amortecedor.
Não é o caso do AE.
Não esquecer que se trata de uma barra dita "universal".

Mas nada como experimentar e tirar conclusões.
Imagem

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por emanuelae86 »

Surgiu oportunidade com meu chapeiro e já montei barra AP traseira nem vos passa a trabalheira, ia ser uma coisa rápida e esticou-se a por muito tempo :lol:

Muito resumido aquela barra não dá no Ae86 sem sofrer "pequenas" modificações optou-se por modificar o suporte original assim:
Imagem
Em que o furo ao centro serve para centrar a barra e também ter um ponto fixação.
Imagem
Imagem
Imagem
Fez-se uma base que essa ia ser fixada ao chassis do carro
Imagem
Imagem
Reforçamos a soldas do suporte original:
Imagem
Aqui temos a base já com porcas soldadas:
Imagem
Imagem

Estes 5 furos são os pontos fixação chassis e o furo meio é onde vai passar espigão amortecedor
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Preparou-se base das torres amortecedores traseiros:
Imagem
Imagem
Fixou-se a 1 placa de apoio:
Imagem
Imagem
5 furos soldados e o lado esquerdo também, são pequenas soldas que mais mais tarde podem ser removidas e fácil disfarçar :great:
Imagem
Base pintada já no ponto :
Imagem

Agora encaixei o suporte que veio com as barras já modificado:
Imagem
Imagem
Imagem

Na posição correcta tivemos cortar 6 cm barra alumínio e fazer nova rosca :rofl:
Imagem
Imagem

Apertamos os 3 parafusos para ficar bem fixo na base. :great:
Imagem

Resultado final agradou-me muito sinceramente, foi uma forma para evitar menos soldaduras possível e fácil desmontagem ;)
Imagem
Imagem
Imagem

É mais uma forma pode ser que aparecem muitas mais ;) escolham a melhor, abraço.
Na condução eu notei uma rigidez agradável está melhor ainda de se conduzir notei bem a diferença para melhor :great:

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por isac »

Ficou fixe Emanuel, vê-lá se o "handling" não será sugestão... ou funciona mesmo. [smilie=good.gif]

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por emanuelae86 »

A diferença não é tão grande como quando montas a AP na frente, mas que ficas com carro ainda mais estável e menos efeito mola isso ficas, obviamente que é necessário exigir um pouco mais, também com mudança casquilhos tudo no conjunto posso vos dizer valeu a pena, se tivesse instalado tudo ao mesmo tempo era impossível sentir as diferenças antes e depois :lol:

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por 86Pilot »

isac Escreveu:Ficou fixe Emanuel, vê-lá se o "handling" não será sugestão... ou funciona mesmo. [smilie=good.gif]
Agora é dar umas voltas com o carro a ouvir isto:

Imagem

[smilie=whistle2.gif]
Imagem

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por MadAE86 »

Imagem
Imagem

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por |BUDA| »

eu cortei os plasticos e tenho a minha aparafusada e nao me queixo e uso o carro em estradas que nao lembra a nimguem...

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por emanuelae86 »

Hoje veio um colega João (Nut´s) cá casa dar uma mão para finalizar o acabamento da barra AP Traseira :lol: :great:
Muito obrigado sem a tua habilidade não ficava uma trabalho tão bem feito :clap: :dance:

Imagem
Imagem

Com muita habilidade começou corte e cose :yes:
Um video: http://s143.photobucket.com/albums/r122 ... eo0016.mp4

Imagem
Imagem
Imagem

Produto final ficou com acabamento excelente adorei:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois fomos fazer um pequeno test drive mais um ficou convencido que realmente a barra funciona quando bem instalada e ainda bem que reforcei os apoios de origem da barra, ontem retirei novamente a barra para fazer mais uns testes e não a volto a retirar, vou agora é precisar é de muita mais cautela e "aprender" a conduzir :rofl:

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por nut´s »

quando precisares outra vez apita....btw o carro ta mesmo muito fixolas...altamente msm....
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Barra AP montagem

Mensagem por jae86 »

A verdade é que a solução encontrada alem de ser prática está bem conseguida; um viva para a originalidade do aplicador.

Pena terem que se cortar os plástico senão tb era capaz de me meter nisso [smilie=biggrin.gif]

Claro, nut`s no seu melhor [smilie=buba.gif]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes