[FAQ] Eixo traseiro, diferencial, grupo cónico

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

[FAQ] Eixo traseiro, diferencial, grupo cónico

Mensagem por pack »

No seguimento de algumas dúvidas estarem neste momento a circular no fórum. Decidi fazer um compêndio de toda a info que já tenho sobre o assunto.

by RicardoM
Na ponte traseira (eixo rígido que liga uma roda a outra) tens o diferencial a meio.. Muita gente chama diferencial à ponte traseira mas na realidade o diferencial é uma peça interior que permite que as rodas andem a velocidades diferentes na descrição de uma curva, etc.. Esse diferencial é +/- como isto:

Imagem

É o que chamamos de diferencial aberto. Deixo um vídeo onde explica muito bem o funcionamento dele: http://www.youtube.com/watch?v=K4JhruinbWc

Depois temos os LSD, também chamados de auto-blocantes, que substituem os diferenciais abertos. Normalmente têm esta configuração:

Imagem

Em relação aos rolamentos, o diferencial (seja ele aberto, fechado ou auto-blocante) leva 2 rolamentos, um em cada ponta.. Esses rolamentos permitem que a peça rode livremente. Depois existem outros 2 rolamentos no pinhão (o pinhão é o que transmite a força motriz à coroa dentada que por sua vez está montada à volta do diferencial) que até podem estar bons quando se monta o LSD mas uma vez que está tudo desmontado, devem-se trocar logo as peças todas de desgaste.

Depois dista breve descrição. Temos então a informação necessária para percebermos sobre o que estamos a falar.

Para quem tiver problemas no diferencial. Pelas referências Europeias já não irá conseguir comprar material. No entanto pelas referências do mercado Japonês ainda se consegue material. O jae86 conseguiu uma lista de referências das várias relações existentes no mercado.

by jae86
O AE86 originalmente vem com relação final 4.300:1

Final Gear Ratio------Toyota Part Numbers
------3.308-----------------41201-29406
------3.583-----------------41201-29287
------3.727-----------------41201-29227
------3.909-----------------41201-29237
------4.100-----------------41201-29197
------4.300-----------------41201-29207
------4.556-----------------41201-29626
------4.778-----------------41201-29637

Preços com IVA em 31-01-2011:

A 4.300 (OEM) - 584,50€
A 4.556 - 550,63€
A 4.778 - 576,51€

Existe outro FAQ feito pelo apardal sobre LSD's e referências para os rolamentos do diferencial.
Espero que isto seja útil a todos.
Abraço a todos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes