Seriam 50 anos na procura da perfeição

Completamente offtopic
Responder
nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Seriam 50 anos na procura da perfeição

Mensagem por nunoturbo »

Se fosse vivo faria hoje 50 anos, Ayrton Senna da Silva.

"O acidente fatal em Ímola

Na terceira corrida da temporada, o GP de San Marino, em Ímola, Senna declarou que esta deveria ser a corrida de início da temporada para ele, pois não havia terminado as anteriores e agora faltavam apenas catorze corridas. Senna mais uma vez conquistou a pole, mas o fim de semana não seria tão fácil. Ele estava particularmente preocupado com dois eventos. Um deles, na sexta-feira, durante a sessão de qualificação da tarde, um novato protegido de Senna e também brasileiro, Rubens Barrichello, envolveu-se num grave acidente em que perdeu o controle de sua Jordan, passou por cima de uma zebra e voou da pista, chocando-se violentamente contra uma barreira de pneus.

Felizmente, Barrichello saiu desse acidente com pequenas escoriações e o nariz quebrado, ferimento suficiente para impedi-lo de correr no domingo. Senna visitou seu amigo no hospital - ele pulou o muro depois que foi impedido de visitá-lo pelos médicos - e ficou convencido de que as normas de segurança deveriam ser revisadas.
A Curva Tamburello em 1994.
Mudanças feitas no autódromo Enzo e Dino Ferrari depois dos acidentes de 1994.

O segundo ocorreu no sábado, durante os treinos livres quando o austríaco Roland Ratzenberger, correndo pela Simtek, bateu violentamente na curva Villeneuve num acidente que começou a se formar na fatídica curva Tamburello, quando a asa dianteira de seu carro se soltou fazendo-o perder o controle do veículo. Levado ao Hospital Maggiore de Bolonha, ele faleceu minutos depois. Essa foi a primeira morte de um piloto na pista em dez anos - desde que a FIA adotara sérias medidas de segurança - e a primeira que Senna presenciou na Fórmula 1. Senna resolveu visitar o local do acidente para ver ele mesmo o que poderia ter acontecido e essa ousadia lhe custou mais uma advertência e algum desgaste na sua atribulada relação com a FIA.

Senna passou o final da manhã reunido com outros pilotos, determinado a recriar a antiga Comissão de Segurança dos Pilotos, a fim de melhorar a segurança na F1. Como um dos pilotos mais velhos, ele se ofereceu para liderar esses esforços.

Apesar de tudo, Senna e todos os outros pilotos concordaram em correr. Ele saiu em primeiro, mas J.J. Lehto deixou morrer sua Benetton, fazendo os outros pilotos desviarem dele. Porém Pedro Lamy, da Lotus-Mugen, bateu na parte traseira de Lehto, o que levou o safety car à pista por cinco voltas.

Na sétima volta a corrida foi reiniciada, e Senna rapidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por Schumacher. Senna iniciara o que seria a sua última volta; ele entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro, seguindo reto e chocando-se violentamente contra o muro de concreto. A telemetria mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro, ainda conseguiu, nessa fração de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 km/h (195 mph) para cerca de 200 km/h (135 mph).[14] Os oficiais de pista chegaram à cena do acidente e, ao perceber a gravidade, só puderam esperar a equipe médica. Por um momento a cabeça de Senna se mexeu levemente, e o mundo, que assistia pela TV, imaginou que ele estivesse bem, mas esse movimento havia sido causado por um profundo dano cerebral. Senna foi removido de seu carro pelo Professor Sidney Watkins, neurocirurgião de renome mundial pertencente aos quadros da Comissão Médica e de Segurança da Fórmula 1 e chefe da equipe médica da corrida, e recebeu os primeiros socorros ainda na pista, ao lado de seu carro destruído, antes de ser levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi declarado morto.

Mais tarde o Professor Watkins declarou:
“ Ele estava sereno. Eu levantei suas pálpebras e estava claro, por suas pupilas, que ele teve um ferimento maciço no cérebro. Nós o tiramos do cockpit e o pusemos no chão. Embora eu seja totalmente agnóstico, eu senti sua alma partir nesse momento. ”

Foi encontrado no carro de Ayrton Senna uma bandeira austríaca que, em caso de uma possível vitória, Ayrton Senna a empunharia em homenagem ao austríaco Roland Ratzenberger, morto um dia antes.[15]
Senna em sua McLaren.

Foi um GP trágico. Além do acidente de Barrichello e das mortes de Senna e Ratzenberger, o acidente entre J.J. Lehto e Pedro Lamy fez arremessar dois pneus para a arquibancada, ferindo vários torcedores. O italiano Michele Alboreto, da Minardi, perdeu um pneu na entrada dos boxes e se chocou contra os mecânicos da Ferrari, ferindo também um mecânico da Lotus.

Não bastando isso, durante alguns minutos as comunicações no circuito entraram em colapso permitindo que o piloto Erik Comas, da equipe Larousse, deixasse o pit-stop e retornasse à corrida quando ela já havia sido interrompida. Comas somente entendeu o que estava acontecendo quando os fiscais de pista mais próximos ao acidente tremularam nervosamente suas bandeiras vermelhas indicando-lhe a situação. Se não fosse essa atitude, ele poderia ter batido no helicóptero que estava no meio da pista aguardando para levar Senna ao hospital.

A imagem de Ayrton apoiado na sua Williams, flagrado pelas tevês, com o olhar distante e perdido, pouco antes do início do GP, ficaria marcada para sempre entre seus fãs."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayrton_Senna

http://mag.ma/twitter/456772
Última edição por nunoturbo em 21 mar 2010, 12:38, editado 1 vez no total.

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Mensagem por nunoturbo »

Imagem

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Mensagem por jae86 »

Nos finais dos anos 80 e pricipios dos anos 90, ver a Fórmula 1 para mim era como ir á missa ao Domingo para as beatas da Igreja, o Senna era sem dúvida o meu idolo; gostava muito de WRC mas a F1 é que era.
Treinos livres, classificações e corrida não perdia pitada.
Quer fosse a 1 da manhã ou ao 1/2 dia lá estava-mos eu e o meu velho na sala em frente a televisão a assistir. Inclusive a minha mãe tinha que nos levar o almoço para a sala, nem pensar sair de lá :D
No fatídico dia 01/05/1994 estavamos como sempre a ver a F1 em directo, e não queria-mos acreditar no que tinha acabado de acontecer.
Lembro-me que chorei como se a morte de um familiar se trata-se, a F1 para mim terminou nesse dia; nunca mais vi 1 corrida de F1 na integra.

Aqui num dos carros de estrada que ele mais gostava de conduzir...

http://www.youtube.com/watch?v=izaWlKxV ... re=related

Senna, estarás para sempre nos nossos corações.

Ayrton_Senna
active user
Mensagens: 142
Registado: 12 ago 2009, 23:59
Localização: Peso da Régua
Contacto:

Mensagem por Ayrton_Senna »

O melhor de sempre :wink:
Imagem
"But, after all, racing, competing, is in my blood. It's part of me, part of my life. It's what I've been doing all my life…"

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes