SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Notícias, perguntas, informações, troca de ideias sobre o AE86
Responder
nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por nunoturbo »

SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Aparelho deverá custar pelo menos 23 euros


Os chips de matrícula para a cobrança de portagens nas ainda auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) vão afinal ter de ser financiados pelos utilizadores e o montante pago pela pré-reserva já não vai ser convertido em portagens, como estava previsto.

A medida consta na redacção da nova lei aprovada na Assembleia da República, decorrente das alterações legislativas acordadas entre o PS e o PSD. O consenso criado entre os dois partidos prevê vários modelos de pagamento, tornando facultativa a utilização do Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM).

Quem não optar por nenhuma das modalidades de pagamento previstas para as portagens nas três concessões (Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral) arrisca-se a pagar uma multa até 600 euros. São elas o pré-pagamento, pós-pagamento, imagem fotográfica ou Via Verde.

As pré-reservas dos aparelhos já vão em mais de 30 mil. E cada chip deverá custar pelo menos 23 euros aos bolsos dos condutores, revela o «Correio da Manhã». Este era aliás o valor previsto pelo Governo para subsidiar o DEM, antes do acordo alcançado com o maior partido da oposição.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/por ... -5282.html

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por MadAE86 »

Contém com mais um ilegal...só para saberem quem manda na minha casa!!! FDP!!!
Imagem

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por 86Pilot »

MadAE86 Escreveu:Contém com mais um ilegal...só para saberem quem manda na minha casa!!! FDP!!!
Ora bem, as viagens que o meu faz sao minimas, mas infelizmente incluem quase sempre a scut de entre Lousada e Porto... :|
Imagem

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por nunoturbo »

Meus amigos o dispositivo será obrigatório em todas as viaturas habilitadas para circularem em auto-estrada. A existência/colocação do dispositivo será controlada pela polícia e nos centros de IPO...

Acho que desta não nos safamos... PQP

86Pilot
Site Admin
Mensagens: 748
Registado: 19 ago 2009, 23:04
Localização: Lake District, UK / VNGaia, PT
Contacto:

Re: SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por 86Pilot »

Nao sei porque, mas acho que vou optar pela Via Verde...
Imagem

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por nunoturbo »

A Via Verde faz exactamente o mesmo que qualquer DEM (Dispositivo Electrónico de Matrícula)

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Re: SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por Slipangle »

Resta saber se é constitucional ou n...
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Re: SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por RT »

Então deixa cá ver.

Pelo que me disseram, na ilha de São Miguel brevemente também haverão as Scut.

Na Terceira (onde vivo) não há, portanto aqui não iremos precisar disso.

MAS, se eu levar um carro meu a São Miguel (férias por exemplo) terei que comprar isso?
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por nunoturbo »

Automóvel: Cavaco Silva promulgou lei dos chips

Portagens já poderão ser cobradas depois da publicação em Diário da República, só falta o Governo definir as datas


O Presidente da República promulgou o diploma que aprova o sistema de identificação electrónica de veículos e o chamado chip de matrícula. A informação está disponível no site da Assembleia da República e foi confirmada à Lusa pelo gabinete de Relações Públicas do Parlamento.

O projecto de lei, que determina o fim da obrigatoriedade do chip tinha sido aprovado a 9 de Julho com os votos favoráveis do PS e do PSD e os votos contra dos restantes partidos.

O texto final, que resultou da negociação entre o PS e o PSD, diz que o chip passa a ser usado «exclusivamente para a cobrança electrónica de portagens», sendo a sua instalação opcional. Ou seja, ninguém é obrigado a instalá-lo, devendo antes a adesão ser «voluntária».

Recorde-se que, segundo garantia do Governo, só depois de concluído o processo legislativo sobre os métodos de cobrança de portagens nas SCUT é que seriam decididas as datas para o início da cobrança.

Agora que o diploma já foi promulgado pelo Presidente da República, está dado mais um passo no sentido do pagamento, o que poderá acontecer depois da publicação em Diário da República.

O diploma prevê que o pagamento das portagens nas SCUT poderá ser feito de quatro maneiras: através do dispositivo electrónico de matrícula (DEM, mais conhecido como chip), através da Via Verde, utilizando um dispositivo temporário ou optando pelo pós-pagamento.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html

mariocristino
active user
Mensagens: 63
Registado: 14 ago 2009, 16:50
Contacto:

Re: SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Mensagem por mariocristino »

O 1º objectivo pelo qual a assembleia da república criou os chips está deturpado porque supostamente era para segurança dos proprietários de veículos (roubos e coisas assim).
Chip de matrícula é inconstitucional porque viola a liberdade dos cidadãos… por enquanto ninguém tem nada ver se eu no meu carro quero fazer 1 milhão de quilometro por dia… ou ter o carro parado na minha garagem o ano inteiro… pago IC para alguma coisa… e ISV etc…
Também foi violada a ideia que o sistema ia ter custo 0 para os cidadãos.
A ideia que as scuts tem uma via alternativa a custo 0 é mentira… dou o exemplo da A23, (só entre Torres Novas e Abrantes) que foi uma estrada paga na altura com dinheiros da comunidade europeia , que não tem alternativa… ou o exemplo da A25 que foi a reformulação do IP5… e á mais.
Não sei, nem acredito, que os chips alguma vez venham a ser obrigatório nos automóveis, é incomportável e inconcebível … mesmo sendo o utilizador a pagar…. Imaginem que eu vou emprestar o meu carro a alguém que quer ir fazer uma viagem porto Lisboa, o meu chip é que vai pagar as portagens? Eu emprestei o carro não lhe paguei a s portagens… mais um pouco e deixo o deposito cheio para o alguém ( meu amigo) se servir.
Depois há outro problema: se vamos começar apagar portagem supostamente o Imposto de Circulação vai descer… ou desaparecer certo?

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes