A Saga - Em busca do AE86!

Notícias, perguntas, informações, troca de ideias sobre o AE86
ghetto
Propietários
Mensagens: 119
Registado: 06 set 2009, 19:09
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por ghetto »

Boas pessoal! Eu tenho o meu no vitorinos seguros e pago por volta dos 75eur (é um pouco menos) e é como pré-clássico. Eles tem os valores no site. O meu Ae 1ª fase fez em maio 25 anos. Acho que depois de uma actualização fica a pagar por volta dos 55 eur. Eu é que ainda nem me preocupei com isso.
Pack, conselho de um grande amigo e ferranhissímo de Ae´s! Compra um em relativamente bom estado ( o do Pepe está irrepreenssível e eu sei disso porque tenho um 1ª fase e o dele está muito melhor que o meu) por um preço modesto e acredita que não te arrependes porque acabas por não gastar assim tanto. Comprei o meu 1ª fase em 2001 e precisa agora urgentemente de arranjo de chapa e vai sair carote...
Já agora tendo em conta que moras relativamente perto de mim havemos de combinar um cafézito ou uma mini... :mrgreen:
Aqui no forum tens pelo menos 2 tipos de entusiastas... Uns que os querem pelo que significam e representam para consigo próprios e conservam-nos independentemente do que aconteça nas suas vidas, enquanto que outros devido a diversos factores, tais como moda do "drift" ou por pica da tracção traseira ou simplesmente azares da vida ou mesmo azares com os Ae´s que possuem acabam por vende-los, uns desmoralizados, outros decepcionados... Ainda existem outros tipos de entusiastas mas isso é outro assunto...
Já agora eu desconheço por aqui perto (zona de Lx) qualquer Ae à venda...

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por pack »

Não tendo nada de especial para relatar aqui (por enquanto, mas espero que não dure muito tempo pois se tiver de ser faço-me a vida), quero aproveitar o tópico para uma discussão saudável e que de certo me vai tirar algumas dúvidas de cima.

Vocês que possuem AE86, sendo eles totalmente originais ou já semi-alterados a gosto, no geral o material sai caro?! Falo tanto de material de compartimento de motor e/ou material do interior das viaturas. Falo dos plásticos, e dessas macacadas todas! E claro, preços em Portugal na SC ou similar. Queria apenas ter a noção de se ter um AE86 sai assim para o caro, ou se é razoável em termos de manutenção.

Cumps

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por nunoturbo »

É um poço sem fundo!!!

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por pack »

Sim, mas como costumo dizer, isso são "peanuts", pois quem gosta das coisas, não importa o tamanho do poço, desde que haja hipótese há que tentar o melhor! Eu se tudo me correr pelo melhor, espero não vir a ter problemas, mas o que gostava de saber é se sai caro manter um..... Que se gasta guita com eles, eu sei... Mas não é todos os dias!

Abraço

MGConcept
active user
Mensagens: 231
Registado: 11 dez 2009, 01:00
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por MGConcept »

Eu não tenho nenhum,ainda(vou ver hoje um e estou aqui a esta hora por causa disso,não durmo,hehe),mas acho que como tudo,só se gasta se houver...
Se te puseres a modificar gastas sem duvida uma pipa de massa,mas pelo que tenho visto não é nada que não aconteça com outras marcas.Eu tenho Fiat´s classicos e trabalho com material Abarth,e olha que entre Abarth e TRD,ou Toda ou por ai fora...Se fores para os Hondas e Spoon e Mugen,etc... a coisa é a mesma.
Agora se fores para manutenção normal...Um farolim de ae não fica a menos de 75€ e usado,de Starlet a mesma coisa(tenho 4 starlet´s),já fiat por 10/15€ compras,mesmo para antigos e mais "raros",nesse tipo de material "de origem" um Toyota fica caro.Gota não me parece que gaste mais que um carocha :lol: ,seguro por 49€ arranja-se como já foi dito...

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por nunoturbo »

pack Escreveu:Sim, mas como costumo dizer, isso são "peanuts", pois quem gosta das coisas, não importa o tamanho do poço, desde que haja hipótese há que tentar o melhor! Eu se tudo me correr pelo melhor, espero não vir a ter problemas, mas o que gostava de saber é se sai caro manter um..... Que se gasta guita com eles, eu sei... Mas não é todos os dias!

Abraço
Com um carro original deves ter consumos, em circuito misto, entre os 8 e os 10 lts.

A manutenção não é cara, mas também não propriamente barata:

Óleo +/- 40€ 4 lts
Velas +/- 40€ (SC)
Filtro de gasolina 30€ (SC)
Filtro de ar +/- 15€ (SC)
Pneus podem ser baratos ou muito caros dependendo da medida da jante e do tipo de pneu escolhido.

Quanto a material que não é de desgaste mas de "risco", por exemplo o pára brisas, ouvi dizer que já não há!

Mas sem alarmismos, com gosto e paciência, sem entrar em loucuras consegue-se manter bem o carro.

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por Slipangle »

Peças de substituiçao são caras e com tendência a piorar...
Peças aftermarket são mais caras que noutros carros, por exemplo para Nissan (pelo menos é a minha percepção).

O meu deve andar a gastar entre os 7 e os 9, pois noto que gasto menos do que com o Honda Civic 1.8 e o Passat TDi.
Embora nunca saiba a que velodicade ando! [smilie=buba.gif]
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por isac »

A idade não perdoa daí pensar de maneira diferente. Pelo preço vai dar tudo ao mesmo só que algumas peças foram descontinuadas, de futuro cada vez mais. Se comprares uma máquina nova ou relativamente recente com 4/8 anos, vais dar mais na aquisição (ou até tens financiamento) mas precisas de menos gastos para manutenção e gasolina, por exemplo não precisas de retocar pintura, borrachas, chapa, etc., como num carro de 25 anos. Ou seja, é proporcional à tua carteira, não quer dizer que somos todos ricos aqui no fórum - eu não sou -, mas se pensas em arranjar estabilidade e poucas chatices mais vale procurar outro carro. Quem já tem um, como a maior parte dos que escrevem neste fórum, claro que pensam em manter o carro visto que o investimento feito até à data não justifica vender. Pergunta aí se trocavam por um s2000, m3, cooper s, mx5, evo ou outra merda parecida...

Até me roubarem o carro e estragarem o motor fiz o que todos fizerem ou ainda vão fazer, pelo menos, pintar (duas vezes) e estufar que é o "mais caro". Alguns já abriram o motor. Outros, de 4 fizeram 1... [smilie=drinks.gif]

Se achas que são amendoins, já respondeste à tua pergunta, não tens nada com que preocupar desde que haja amendoins

Nuno 4 velas NGK bcpr6 custam 13.04 euros aqui no boteco perto de casa. Se vais para platina, claro que fica caro.

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por nunoturbo »

Isac, é a ideia que tenho de quanto me custaram as velas na SC, mas posso estar equivocado.

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por pack »

Então parece que no geral não será assim tão caro possuir um.... Claro que é diferente de ter um carro mais recente, mas não é assim nenhum pesadelo no geral. Bom questão esclarecida e mais uma vez obrigado a malta!

Vocês não imaginam o que é estar a espera que tudo se alinhe para poder pensar em arranjar um trabalho e me aventurar no AE! Ou se calhar sim!! [smilie=buba.gif]

Cumps

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por nunoturbo »

Sabes por exemplo que já não há opticas para o AE, certo?

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por pack »

Sim sei disso [smilie=crazy.gif]

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por Slipangle »

Se eu soubesse o que sei hoje... tinha comprado um S13 :boohoo:
Ou então fico com este e compro um S13 para daily drive!
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

nunoturbo
active user
Mensagens: 966
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por nunoturbo »

Slipangle Escreveu:Se eu soubesse o que sei hoje... tinha comprado um S13 :boohoo:
Ou então fico com este e compro um S13 para daily drive!
Não será propriamente uma má ideia! :thumbup:

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por isac »

Estava a falar das mais baratas, existem vários modelos.
http://ngk.com/results_app.asp?aaia=1276792

No DIY também anda lá perto que equivalem às mais baratas da NGK
http://www.toyodiy.com/parts/p_E_1986_T ... ?hl=19100P

Eu gastei muitas velas [smilie=crazy.gif] até ter Megasquirt bem afinada.... e pra já gasto das mais baratas, ainda meti umas mais frias mas só em wot se notava a diferença e não sei porquê precisavam de mais gasolina.
nunoturbo Escreveu:Isac, é a ideia que tenho de quanto me custaram as velas na SC, mas posso estar equivocado.

Slipangle
active user
Mensagens: 635
Registado: 17 nov 2009, 11:07
Localização: Portimão
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por Slipangle »

nunoturbo Escreveu:
Slipangle Escreveu:Se eu soubesse o que sei hoje... tinha comprado um S13 :boohoo:
Ou então fico com este e compro um S13 para daily drive!
Não será propriamente uma má ideia! :thumbup:
O problema é depois andar a brincar com os 2... preciso de um emprego novo [smilie=read.gif]
http://www.autoreverb.com - Loud Automotive Passion

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por pack »

Bom, depois de algum tempo a vontade de poder ter e conduzir um AE86 é maior! Mas infelizmente não trabalhar, é uma grande desvantagem para mim, pois não só ajudava a pagar o carro, como me isolava completamente em termos financeiros dos meus pais, que são contra e passo a citar "carros velhos". Está a ser difícil! Mas continuo a fazer pressão! ahaha =P Afinal não devemos desistir dos sonhos! [smilie=biggrin.gif]

Bom, até que existem alguns a venda! Bem porreiros! Mas.... os valores são sempre um caso bicudo, anda-me tudo nos 9000€ ou pelos 6.500€, que acho na maioria valores irreais para o estado dos veículos. No entanto, encontrei um que me agradou!!!! Anda na casa dos 6000€ mas pessoal... está impecável! Digo-vos garantidamente que de chapa e interior está impecável! Parece novo mesmo, quase de certeza que o carro anda pouco e é de garagem! Não sei precisar os quilómetros que tem, mas isso depois vejo. Queria apenas pedir um conselho a vocês, que andam mais dentro do assunto e tal..... Se vale a pena... Porque 6000€ ainda é dinheiro! Que ainda por cima não tenho! [smilie=buba.gif]

Obviamente que vou tentar baixar o preço, vou tentar chegar a um valor que eu próprio ache que consiga lidar!

Bom, espero opiniões!
Abraços

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por MadAE86 »

O meu conselho é no sentido de não comprares. Se não estás confortável a nível financeiro, esquece. Em cima desses 6000 vêm mais 2 ou 3 mil sem saberes bem de onde e depois é que são elas. No entanto, se este é o teu sonho, quem sou eu para te desviar. Já estive nesse lugar, fui aconselhado a não comprar por várias pessoas e ainda assim comprei. Se me arrependo? Sim! No entanto gosto muito do carro e talvez não o tenha já vendido por culpa desta família que se formou aqui. [smilie=good.gif]
Imagem

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por emanuelae86 »

Por acaso conheço muito bem o dono do carro que tem venda dele por 9000€ :dance: já gastou ainda este mês mais uma pipa massa no carro em extras bem pode pedir mais 10 000€ mas niguem dá o devido valor estas coisas. Compra o carro mais barato possível depois gastas mais €€€ para ficar a teu gosto.

jae86
active user
Mensagens: 1188
Registado: 16 set 2009, 21:01
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por jae86 »

MadAE86 Escreveu:O meu conselho é no sentido de não comprares. Se não estás confortável a nível financeiro, esquece. Em cima desses 6000 vêm mais 2 ou 3 mil sem saberes bem de onde e depois é que são elas. No entanto, se este é o teu sonho, quem sou eu para te desviar. Já estive nesse lugar, fui aconselhado a não comprar por várias pessoas e ainda assim comprei. Se me arrependo? Sim! No entanto gosto muito do carro e talvez não o tenha já vendido por culpa desta família que se formou aqui. [smilie=good.gif]
X 2

Isso de arranjar uma pechincha por 3.000€ de um velhote, sempre de garagem, com 50.000 km, motor em excelente estado, com as manutenções todas feitas na marca, que nunca tenha batido, sem podres e com pintura de origem é um mito :crazy:

Mas não é impossível :thumbup:

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por pack »

Este que consegui encontrar é de facto uma pérola. De interior está perfeito, de motor idem.... de chapa nem comento, fiquei embasbacado com a qualidade em geral do carro....... Está novo! É parvo eu estar a dizer isto, mas é a verdade, se eu eventualmente comprasse este AE86, aposto que não gastava um cêntimo com ele pelo menos nos próximos 3 anos..... Tem amortecedores koni e jantes minilight, o resto é original.

Mas mesmo assim, são 6000€ que custam a dar, pois lá está é um carro mais antigo, que eventualmente vai precisar de cuidados, etc..... É complicado, eu entendo as vossas palavras tão bem...... Mas é daquelas coisas que me deixam mesmo fora de mim, cada vez que vejo um, pareço um bébé.. é de facto um carro de sonho!

Custa tanto... Mas ainda assim, vou tentar procurar um part-time qualquer porreiro, só mesmo para ver se junto uns trocos! É que este AE86 tem de ser meu! Ainda por cima é vermelho!!!!! [smilie=bb.gif]

Se calhar alguns de vocês já sabem qual é o carro que estou a falar.... Ainda assim prefiro manter-me low profile, senão ainda me roubam o negócio! [smilie=neo.gif]

Abraços!

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por pack »

Amanhã pelas 10:00 terei em meu nome um AE86! Oxalá tudo corra pelo melhor!!!!!

P.S- Não vou conseguir dormir!

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por MadAE86 »

Boa sorte!
Imagem

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por isac »

"Agora é que vão ser elas" [smilie=good.gif]

nut´s
active user
Mensagens: 1067
Registado: 18 ago 2009, 01:13
Localização: porto
Contacto:

Re: A Saga - Em busca do AE86!

Mensagem por nut´s »

então sempre realizaste o teu sonhu?
Imagem
"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 55 visitantes