Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Notícias, perguntas, informações, troca de ideias sobre o AE86
Responder
John Doe
Propietários
Mensagens: 169
Registado: 21 jan 2012, 02:48
Contacto:

Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por John Doe »

Boas.

Parece que a partir deste mês os carros anteriores a Junho de 1992 não poderão circular em Lisboa.

"Um automóvel antigo terá de instalar um catalisador para poder circular na Av. da Liberdade e na Baixa de Lisboa. A medida abrange todos os veículos anteriores a Julho de 1992 e pretende baixar os níveis de poluição na cidade.

No que toca a contas, um catalisador novo pode custar 600 euros. Depois é preciso um documento a comprovar que o carro tem a dita peça. Esse documento custa mais de 60 euros, enquanto a multa por desrespeitar a zona de emissões reduzidas é de 25 euros, menos de metade.

No entanto há excepções à nova legislação. Os chamados veículos históricos devidamente certificados não precisam de alterações.

E no sentido de haver menos poluição, em Janeiro de 2012 a zona de emissões reduzidas é alargada ao resto da cidade de Lisboa.

Só não se sabe se com os custos envolvidos e multas brandas alguns condutores não vão preferir arriscar e andar na cidade com um carro sem catalisador."

Agora a minha questão é esta: versões do AE86 que não saíram de fabrica com catalisador, poderá ser instalado um catalisador e o problema está resolvido ou vai trazer problemas (como o tempo de vida do catalisador)?

Será que não há catalisadores novos a menos de 100€?

Quanto a questão do documento que custa 60€ não será para pagar uma mudança no livrete?
Imagem

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por emanuelae86 »

Estamos num país que me dá vontade de rir, se tiver um carrito amigo do ambiente e a GPL 1.2 anterior a 1992 que polui menos de qualquer outro carro mesmo assim não posso circular :thumbdown: :thumbdown:

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por RT »

John Doe Escreveu:Será que não há catalisadores novos a menos de 100€?
Já vi quem comprasse catalisadores na casa dos 60/70€ numa casa de peças.
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

apardal
Site Admin
Mensagens: 632
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por apardal »

emanuelae86 Escreveu:Estamos num país que me dá vontade de rir, se tiver um carrito amigo do ambiente e a GPL 1.2 anterior a 1992 que polui menos de qualquer outro carro mesmo assim não posso circular :thumbdown: :thumbdown:
Mas se tiveres um Porsche Cayenne Turbo S xpto a emitir 3x mais CO que esse carrito, já podes.

:clap:

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por pack »

Essa medida é só a pior de todas que eu jamais possa ter assistido no meu tempo de vida neste planeta.... Só rir mesmo....

Pais de atrasados mentais e pseudo ambientalistas.... tss tss

John Doe
Propietários
Mensagens: 169
Registado: 21 jan 2012, 02:48
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por John Doe »

Isto é uma maneira de vender carros novos, e destruir carros velhos.
Imagem

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por MadAE86 »

Depois dum aborto ortográfico e de outro aborto eleito duas vezes seguidas...nada me espanta!
Imagem

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por Homem Bomba »

Ambientalismo de pacotilha, da esquerda de champanhe que só sabe meter a mão nos bolsos do parceiro.

Estamos num país sem dinheiro para mandar cantar um cego, e depois aparecem medidas destas. Nota-se logo que querem que a malta deite fora os carros velhos (mas pagos)... para comprar novos à pala de empréstimos.

Se os ditos carros anteriores a 1992 andarem afinados e sem queimar oleo poluem menos do que muitos novos que nem os óleos lhes mudam - é só acrescentar. Já para não falar nos arranques para parar no semáforo logo a seguir.

Se o objectivo é evitar poluição no centro da cidade, coloquem portagens à entrada, como em Londres... tal como o parquímetro que cobra 20centimos por 15min, estas medidas "que não são carne nem peixe" só servem para impor mais extorsão - não é para corrigir hábitos.

Perdoem-me o desabafo...
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Ruisuke San
active user
Mensagens: 144
Registado: 09 set 2009, 08:46
Localização: Yokohama City, Portugal
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por Ruisuke San »

Agora sim vamos ter uma Lisboa livre de poluição :clap:

Como diz um colega meu, enquanto "não limparem o sebo" a um político, isto não muda... [smilie=hunter.gif]

Gosto particularmente de ver os diesel "tunificados" a circular...esses como são carros posteriores a 1992, não poluem nada... [smilie=crazy_pilot.gif]

Viva Portugal!

Avatar do Utilizador
Homem Bomba
Propietários
Mensagens: 380
Registado: 26 dez 2010, 18:17
Localização: Porto
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por Homem Bomba »

Realmente já me esquecia desses charutos envenenados (e cancerígenos tb!)...

"Tunificados" -> adorei esta expressão [smilie=biggrin.gif]
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)

Visitem e subscrevam o meu canal do YouTube com dezenas de vídeos detalhados sobre trabalhos de mecânica no AE86!

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1943
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por RT »

rs1800 Escreveu:Gosto particularmente de ver os diesel "tunificados"
Chipados e reprogramados :lol:
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

JonnyAE86
active user
Mensagens: 599
Registado: 18 ago 2009, 00:32
Localização: UK
Contacto:

Re: Carros antes de 1992 obrigados a ter catalisador

Mensagem por JonnyAE86 »

Quem terá sido o consultor tecnico que aprovou isto se é que houve algum? anteriores 92 a carburadores ou sem lambda estar lá um cat ou não estar é a mesma coisa, só serve para entupir
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes