Ae86 revista motor classico

Notícias, perguntas, informações, troca de ideias sobre o AE86
Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3030
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por pack » 03 abr 2012, 08:50

Sim... é verdade Mad!

Perdeu-se ali uma oportunidade de ouro. Mais valia estarem quietos, em vez de abordarem mal estes temas... Mas eles é que sabem. Deixei de comprar a revista, por ser mais do mesmo... São sempre carros com os mesmos moldes, europeus e mesmo sem nexo nenhum e que primam pela "exclusividade", que acho não ser esse o conceito de clássico em Portugal. Mas pronto....

Venha um artigo de jeito algures... [smilie=dance3.gif]

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por emanuelae86 » 03 abr 2012, 10:33

Mad, eu ainda não estou convencido da péssima qualidade da revista mas também foi a 1ª que comprei apenas porque o Escort Diabolique me chamou atenção na capa, depois o artigo que mais me chamou atenção foi mesmo o do Corolla, por muito fraca que seja o texto as fotos eu gosto :clap: e ver alguns clássicos para mim faz toda a diferença, mas dificilmente comprarei novamente outra revista igual que me cative tanto como esta :lol:

Não falta muito também para colocarem um Ae86 preparado pela TRD e valorizarem ainda mais o "instinto animal" deste modelo.
Imagem


Tenho uma duvida, se compararmos quantas unidades foram produzidas pela Ford (não sei quantas) e pela Toyota de Ae86 alguém sabe ??????

Em 2009 fui ver a super especial estádio Algarve e encontrei-me lá também com o Pedro (Rasteirinho), foi bonito assistir um motor 1.6 a dar frutos como Sr. Jorge Urtigão ao volante entre os poderosos BDA 2.0 e 1.8 e o Ae86 penso que era dos poucos que ia com co-piloto + peso extra.

Depois minuto 6:00 [smilie=biggrin.gif]
http://www.youtube.com/watch?v=UV7myNO9D64

Avatar do Utilizador
RT
Propietários
Mensagens: 1942
Registado: 24 mai 2009, 15:13
Localização: Terceira - Açores
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RT » 04 abr 2012, 21:23

pack Escreveu:Carro para este tipo de review é o do André Pardal... fazem sim, um comparativo a época e actualizam com...

Concordo que pudesse fazer parte do review mas não a 100%. Nada contra o carro do André (aliás TUDO a favor) mas estes tipos de review's normalmente são com carros 100% originais (e concordo que assim sejam). No entanto há sempre espaço para mostrar o lado verdadeiramente desportivo do carro.

Pelos scans não deu para ler bem certos pormenores mas vou ver se compro a revista (normalmente há sempre 2 ou 3 coisas interessantes para ler), no entanto pelas fotos e pelo interesse de divulgar o AE86 dou os parabéns a quem se deu ao trabalho.
Imagem
| AE86 | XSI | IS200 |

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 » 08 abr 2012, 17:49

Li hoje o artigo e achei uma óptima oportunidade desperdiçada.
Costumo ler a revista de vez em quando, apesar de achar que tem um cheirinho a 'Clube Português de Automóveis Antigos', um pouco elitista, um pouco snob. Mas de vez em quando fazem algumas coisas boas, ou pelo menos mais completas, como dossiers de 10 a 14 páginas, razoavelmente completos, sobre por ex. o Mini Moke, a Renault 4L, o Jensen Interceptor, etc., ou ensaios agradáveis de ler a máquinas interessantes como o Porsche 935, o Mercedes 190 Evolution, o primeiro M5 ou o Escort Diabolique desta edição.
Se traz algo de novo? Não.
Se costuma ter carros japoneses? Não.
Acerca do artigo sobre o AE86... Não é um dossier, pois teria que ter a história do modelo, as várias versões, o historial em competição, as características mecanicas (correctas), uma alusão ao culto em redor do carro..
Não é um ensaio, pois não fala da entrega do motor, do comportamento, de como é conduzi-lo.
É um guia de compra, mas também não serve para isso, pois se eu fosse tentar comprar um com base no artigo estaria bem tramado.
Para finalizar, há a questão dos links. O site da Toyota, o AJA, o club4ag, o AEU86, pah sim senhor. Mas e o AE86pt.com, que até é o segundo site a aparecer numa busca no Google a seguir à Wikipédia?
Gostei de ver o AE86 na revista, mas foi um tiro ao lado.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 » 04 out 2012, 07:48

Aviso que na Motor Clássico de Novembro virá um comparativo entre o AE86 e o Peugeot 205 Gti. [smilie=read.gif]
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 523
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por jao_ctr » 04 out 2012, 16:24

Nice,obrigado pelo aviso :thumbup:
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Allen29
Propietários
Mensagens: 194
Registado: 23 mar 2010, 11:31
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por Allen29 » 04 out 2012, 19:50

Com os dois aqui em casa tenho mesmo de comprar essa edição. :P

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 523
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por jao_ctr » 04 out 2012, 20:26

Tens um gti Allen?
jpbfmotorsport.blogspot.pt

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por emanuelae86 » 04 out 2012, 20:45

Gti o parte correias distribuição é a sua fama e alguns por serem cabrio [smilie=heat.gif] .
Tive um colega que na época ficou a delirar por trocar o Ae86 por um GTI pena que durou pouco ate partir :wall: Na minha opinião o 1.9 bem tratado valia a pena o 1.6 é fixe mas não preenche o suficiente, interior de ambos é vulgar e FWD pouco o destingia do 205 1100cc muito banal.

Não vou perder tempo em comprar a revista [smilie=close_tema.gif]

André Araújo ae86
Propietários
Mensagens: 220
Registado: 25 nov 2010, 22:04
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por André Araújo ae86 » 04 out 2012, 21:28

O 205 GTI na minha opinião não é bem igual a um 1100cc, para além de ter um aspecto muito simples e bonito, é um FWD mas no no limite não é para qualquer condutor, porque é um carro que se curva com o acelerador, o que acontece com o novo mégane rs. Na época tinha um chassis muito evoluído comparativamente aos concorrentes.

Não é tão fiável como o ae92, mas é muito mais divertido de conduzir, mesmo o 1.6!

Para mim é dos melhores pequenos desportivos dos anos 80, não é à toa que a peugeot anda sempre a prometer um novo 205 GTI, e 25 anos depois de tantos GTIs e RALLYEs, não se comparam com este modelo.

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por emanuelae86 » 04 out 2012, 22:14

André Araújo ae86 Escreveu:O 205 GTI na minha opinião não é bem igual a um 1100cc, para além de ter um aspecto muito simples e bonito, é um FWD mas no no limite não é para qualquer condutor, porque é um carro que se curva com o acelerador, o que acontece com o novo mégane rs. Na época tinha um chassis muito evoluído comparativamente aos concorrentes.

Não é tão fiável como o ae92, mas é muito mais divertido de conduzir, mesmo o 1.6!

Para mim é dos melhores pequenos desportivos dos anos 80, não é à toa que a peugeot anda sempre a prometer um novo 205 GTI, e 25 anos depois de tantos GTIs e RALLYEs, não se comparam com este modelo.

Conheço bem demais os 2 modelos mas ter um 205 GTI é praticamente igual a todos 205 no interior e exterior o volante e aquela manete velocidades e jantes etc... apenas lhe espetam com uma mecânica diferente e um conta rotações e um toque estético aqui e acolá, andamento é muito bom mas é bem mais interessante que um GTI ou essa armada moderna.

Comparar com Megane RS é como comparar o Ae86 a um 911 e são ambos RWD :thumbup: esquece são campeonatos totalmente mas o RS ainda é mais fácil de conduzir que o 205 é certo.

Mas esta é minha opinião, gosto muito pouco de marcas que aproveitam um modelo de sucesso e de massas e depois com um pouco de potencia cria um modelo desportivo, igual a tantos outros. [smilie=crazy.gif]
Imagem
Imagem

Imagem

Allen29
Propietários
Mensagens: 194
Registado: 23 mar 2010, 11:31
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por Allen29 » 04 out 2012, 22:26

jao_ctr Escreveu:Tens um gti Allen?
É do meu pai, está a ser preparado para rally, árvore de cames, linha de escape, carburadores, suspensões etc.

André Araújo ae86
Propietários
Mensagens: 220
Registado: 25 nov 2010, 22:04
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por André Araújo ae86 » 04 out 2012, 22:47

Claro que não estou a comparar um mégane rs a um 205 GTI, só comparei o estilo de condução, já tive o prazer de conduzir um megane rs com menos de 1000km no Estoril e não tem nada a ver com FWD qualquer, é um carro que curva com o acelerador, só quis comparar o estilo de condução.

Tem um comportamento de um FWD de corrida, desliza a traseira nas curvas para apontar mais rápido as rectas, é obra de um chassis bem conseguido!

Com isto não comparo um 205 GTI com um ae86, são estilos diferentes, só acho é que não é tão mau como se pinta!

Em relação em transformar um modelo de massas em desportivo, é o que todos fazem, Golf GTI, Megane rs, Clio rs, etc. todas as marcas o fazem!

Não encontras muitos FWD stock a curvar assim:

http://www.youtube.com/watch?v=6hv7sUvAv0A

Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2483
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por isac » 05 out 2012, 11:01

A habitabilidade, posição de condução e do selector das mudanças não têm sequer comparação.

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por MadAE86 » 05 out 2012, 11:50

Ó emanuel...tem dó!!!

Comparar o 1.1 com o GTi é como comparar o orgão sexual do gon com um pénis!

O 1.6 é excelente!!! A posição de condução é fantástica, mesmo para estaturas elevadas. A posição do volante, a sua dimensão e tacto é excelente. Um quadrante bastante completo e bem organizado. O comportamento dinâmico é fantástico, como quase todos os Peugeot. De origem, mete o AE86 no bolso, sem esforço. À época foi considerado várias vezes referência no segmento.
O 1.9 é, quanto a mim, ainda melhor. Muito binário, tail-happy e com um aspecto que ainda hoje consegue fazer virar cabeças...o que queres mais?
Parte correias? Nunca ouvi falar dessa!
Imagem

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 » 05 out 2012, 14:37

Percebi perfeitamente a comparação entre o Gti e o Megane RS.
Obviamente não são comparáveis entre si. O que é comparável é a filosofia e o comportamento dos dois.
Um tracção à frente, desportivo, potente, espartano e leve, passível de ser controlado em curva e com reacções ariscas. A filosofia é a mesma.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 954
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por Rasteirinho » 06 out 2012, 15:23

O GTi não tem nada a ver com os outros 205, aliás basta olha para as fotos que colocaste (ignorando as alterações que o dono fez).

Não sei se o 205 1.6 será superior ao AE86 dinamicamente, mas o 1.9 deverá ser...
Imagem

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 » 06 out 2012, 19:58

Penso que em pista um Gti 1.9 será mais rápido que o AE86 a nível de tempos.
Mas nestas coisas nada é tão linear.
Nem sempre quem tem mais cavalos nem que anda mais depressa é quem tem mais gozo e prazer de condução.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3030
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por pack » 09 out 2012, 15:19

Qual será o AE86 da reportagem?! Fiquei curioso... [smilie=cool.gif]

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 523
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por jao_ctr » 09 out 2012, 15:29

Não sabes mesmo ou estás a ser ironico? :mrgreen:
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3030
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por pack » 09 out 2012, 15:54

Não sei...

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 523
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por jao_ctr » 09 out 2012, 15:55

Pensei que as vezes estive-ses a criar suspanse :thumbup:
jpbfmotorsport.blogspot.pt

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3030
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por pack » 09 out 2012, 15:58

O meu só saiu na Topgear de Outubro! E juntamente com o do Jairo, BUDA, Luis e Rui Machado!

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 523
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por jao_ctr » 09 out 2012, 16:02

Eu comprei :thumbup:
jpbfmotorsport.blogspot.pt

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 » 09 out 2012, 17:05

Será um vermelho, não panda, fase 2, com jantes que penso serem ATS, aspecto de origem e matrícula PT-99-47.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Estatísticas do Fórum:
    Última Mensagem

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes