Ae86 revista motor classico

Notícias, perguntas, informações, troca de ideias sobre o AE86
pepe
active user
Mensagens: 171
Registado: 13 ago 2009, 08:06
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por pepe »

O AE86 e o 205 1.9GTi que vem no próximo MotorClassico são daqui de Viana e ambos pertencem ao mesmo dono, assim como os outros modelos quem vem na actual revista. É um senhor amigo meu e colecciona todos os modelos GT´s que sairam nos anos 80, tem como por exemplo: dois 205 1.9GTi, GTT MKI e MKII, dois G40, AX sport MKI, Fiat UNO turbo MKI, suzuki swift MKI e MKII, 106 rallye MKI, AE86 faseII, AE92 ultima geração com motor redtop, 325 cabrio E30, entre outros :thumbup:

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 »

Ah são todos do mesmo dono?
Fantástico. Aí está alguém que gostaria de conhecer.
E assim se junta uma colecção incrível com o dinheiro que custaria um moderno todo pipi e sem sal.
O Fiat Uno por exemplo está excelente.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por jao_ctr »

Uma coleção que eu gostava de ter para mim os anos 80 foram os melhores no sector automovel 8)
jpbfmotorsport.blogspot.pt

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por emanuelae86 »

Ainda não digitalizaram a revista porra !? estão espera de quê :thumbup:

Comprar todas as revistas que vem a falar do GT ou do ae86 é semre a mesma treta (copy Paste), no passado fim de semana estavam a oferecer a uma revista qualquer de Setembro também com Ae86 na exponor :yawn:

jao_ctr
Propietários
Mensagens: 524
Registado: 05 jul 2010, 07:37
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por jao_ctr »

Era a automotor com o ae86 do Pardal,por acaso eu comprei na altura.
jpbfmotorsport.blogspot.pt

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 »

Este artigo de que falamos do AE86 vs 205 Gti só sairá no mês que vem.
Quando sair tento digitalizar.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por emanuelae86 »

Isto e um Peugeot o resto é paisagem :)
Imagem

corollabox2012
active user
Mensagens: 20
Registado: 28 abr 2012, 14:49
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por corollabox2012 »

emanuelae86 Escreveu:Gti o parte correias distribuição é a sua fama e alguns por serem cabrio [smilie=heat.gif] .
Tive um colega que na época ficou a delirar por trocar o Ae86 por um GTI pena que durou pouco ate partir :wall: Na minha opinião o 1.9 bem tratado valia a pena o 1.6 é fixe mas não preenche o suficiente, interior de ambos é vulgar e FWD pouco o destingia do 205 1100cc muito banal.

Não vou perder tempo em comprar a revista [smilie=close_tema.gif]
Por acaso gosto bem do 205 GTI, um dia que possa gostava de o ter. Foi idolatrado pela imprensa francófona, e beneficiou enormemente do programa do WRC do 205 T16 de Grupo B. Lembro-me que nos idos de 80, nos picanços que fazia com os 205 GTI 1.6 (e Visa GTI que tinha o mesmo motor e relações de cx ainda mais curtas) perdia geralmente, obséquio da caixa do AE86 ser mais longa em todas as relações. Lembro-me também das afirmações de um piloto dos 205 de ralis, o Pedro Sena, que quando passou do 1,6 para o 1,9 nunca mais teve os mesmos resultados. Ele atribuia a culpa ao maior peso do motor 1900 e à sua desequilibrada distribuição de pesos, e centro de gravidade mais alto. Sinceramente, a ter um 205 GTI, terá de ser o 1,6, esse é que é o original. Mas evidentemente é um carro sem o carisma nem a adrenalina do AE86, quem nos tira a tracção traseira e um motor que faz 8000 rpm, tira-nos tudo!

corollabox2012
active user
Mensagens: 20
Registado: 28 abr 2012, 14:49
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por corollabox2012 »

André Araújo ae86 Escreveu:O 205 GTI na minha opinião não é bem igual a um 1100cc, para além de ter um aspecto muito simples e bonito, é um FWD mas no no limite não é para qualquer condutor, porque é um carro que se curva com o acelerador, o que acontece com o novo mégane rs. Na época tinha um chassis muito evoluído comparativamente aos concorrentes.

Não é tão fiável como o ae92, mas é muito mais divertido de conduzir, mesmo o 1.6!

Para mim é dos melhores pequenos desportivos dos anos 80, não é à toa que a peugeot anda sempre a prometer um novo 205 GTI, e 25 anos depois de tantos GTIs e RALLYEs, não se comparam com este modelo.
A minha mãe teve um 205 1100cc. Devo dizer que foi dos piores carros que conduzi na minha vida. O motor era uma anedota, tinha problemas constantes de carburação. Nada que ver com o GTI!

corollabox2012
active user
Mensagens: 20
Registado: 28 abr 2012, 14:49
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por corollabox2012 »

pack Escreveu:O meu só saiu na Topgear de Outubro! E juntamente com o do Jairo, BUDA, Luis e Rui Machado!
Tive de comprar a revista por causa dessa reportagem! Está bem conseguida e até já enviei mail à TopGear a dar os parabéns! Apesar disso, penso que pecou em três coisas: não ter nenhum AE86 original, não ter fotos em drifting mode, e não falar do motor que é de facto uma peça chave e distintiva dos AE86 (só de pensar que das várias séries do M3, só deve haverá um a fazer 8000 rpm, o E92...)

corollabox2012
active user
Mensagens: 20
Registado: 28 abr 2012, 14:49
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por corollabox2012 »

jao_ctr Escreveu:Era a automotor com o ae86 do Pardal,por acaso eu comprei na altura.
Também comprei, teve de ser...

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 »

Bons posts, concordo com quase tudo.
Em relação ao Gti 1.6 vs. 1.9 e como em quase todos os casos, um motor maior costuma ser pior, excepto para as 'medições de pilas'.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

Vilela
Propietários
Mensagens: 894
Registado: 15 jan 2010, 15:57
Localização: Vila Real
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por Vilela »

isac Escreveu:A habitabilidade, posição de condução e do selector das mudanças não têm sequer comparação.
É exactamente o que me faz apaixonar por um carro Isac :thumbup:

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por emanuelae86 »

Vilela Escreveu:
isac Escreveu:A habitabilidade, posição de condução e do selector das mudanças não têm sequer comparação.
É exactamente o que me faz apaixonar por um carro Isac :thumbup:

Ora ai ai está uma escolha acertada e não uma banal lcomo tantas outras :lolno: :lolno: :lolno:

MadAE86
Propietários
Mensagens: 1198
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Localização: Évora
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por MadAE86 »

corollabox2012 Escreveu:A minha mãe teve um 205 1100cc. Devo dizer que foi dos piores carros que conduzi na minha vida. O motor era uma anedota, tinha problemas constantes de carburação. Nada que ver com o GTI!
Tive 2. Um XU e um TU. Zero problemas! Qual era o 1.1 melhor que o 205 no seu tempo?
Imagem

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por |BUDA| »

nao digitalizei a revista por dois motivos

de momento só consigo a preto e branco e não sei da revista

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por emanuelae86 »

|BUDA| Escreveu:nao digitalizei a revista por dois motivos

de momento só consigo a preto e branco e não sei da revista

Nunca vi uma desculpa tão boa lol LOL LOL LOL

|BUDA|
active user
Mensagens: 1180
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por |BUDA| »

estou mesmo a falar a serio nao sei onde esta e ja fui tentar comprar outra

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 »

Já comprei ontem a Motor Clássico de Novembro, que tem o comparativo entre um AE86 e um Peugeot 205 Gti 1.9, ambos originais, num estado de conservação fantástico e ambos pertencentes ao mesmo felizardo, um sr. João Enes.
Já agora se alguém o conhecer e quiser convida-lo a juntar-se ao forum seria uma excelente adição certamente.
Amanhã se tiver tempo coloco uns scans do artigo, mas daqui a pouco já faço um pequeno resumo.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 »

Este artigo está bem melhor do que aquele que saiu há uns meses.
O AE é um fase 2 vermelho todo de origem excepto as jantes que são umas ATS Classic.
Interior, volante, farolins, tudo de origem.
O 205 é um 1.9 também todo de origem.
O artigo está ilustrado com umas fotos porreiras, e o texto retrata melhor o AE86 do que o artigo de há uns meses.
Comparando esteticamente o 205 ganha, sendo o AE tido como mais simples e conservador. Este campo é subjectivo, obviamente.
Tecnicamente são equiparados. No AE é destacado o 4A-GE, o tacto da caixa, os travões de disco nas 4 rodas e a suspensão traseira de eixo rígido, que não é criticada como eu esperava que fizessem mas sim apelidada de ''mais pura''.
No 205 é destacada a suspensão totalmente independente e o motor rico em binário.
Em prestações e comportamento é dada a vitória ao 205 em quase tudo, nomeadamente aceleração, velocidade máxima, menor peso e chassis mais comunicativo.
No AE86 é destacado o motor entusiasmante e o manuseamento da caixa, bem como a confiança e o gozo que transmite.
Em jeito de conclusão é tido como interessante e equilibrado de origem, mas que pede mais potência, uns toques na suspensão e um autoblocante.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por emanuelae86 »

Estavas espera de quê? um comparativo de um RWD w um FWD e um 1.6 com 1.9 dá nisso, são 2 carros tão diferentes nem sei como fazem um comparativo destes, mas no mínimo interessante , na época se colocassem os 2 caros na frente não tinha duvidas qual escolhia e hoje é igual , escolhia o AE86 , outra coisa, as ATS são de origem na época era um extra que adquirias na marca tal como as embaladeira era um Kit estético ATS.

Agora conservador era o GTI pois tinha tantos outro iguais com outras cilindradas e o Ae86 apenas 1 modelo, enfim uma boa tentativa para valorizar um modelo como o Peugeot mas igual a tantos outros da marca. Admiro o carro e para mim contia a ser o mais interessante entre os novos GTI etc...

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por emanuelae86 »

Olhem para eles, qual mais gostam mais de ver andar ?

http://www.youtube.com/watch?v=_GmOijq0eks

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por Rasteirinho »

Emanuel, qual a diferença?

Imagem

Imagem

E agora vê aqui http://www63.tok2.com/home2/tuccy/library/ae86levin.pdf

Vai à página 26 e diz-me que diferenças evidentes vês entre as versões de 3 portas?

Para mim é mais diferente um 205 GTi de um 205 1.1 do que um GT Twin Cam de um SR5.
Imagem

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por RuiX-8 »

Pois, também não percebi porque compararam os dois carros, mas já que o fizeram olha, lê-se. Lol
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

André Araújo ae86
Propietários
Mensagens: 220
Registado: 25 nov 2010, 22:04
Contacto:

Re: Ae86 revista motor classico

Mensagem por André Araújo ae86 »

Eu acho este comparativo interessante, 2 modelos exclusivos, com a cotação mais ou menos equivalente, para mim são dos pequenos desportivos dos anos 80 mais bonitos e divertidos de conduzir!

E também não há carro que se possa comparar directamente com o ae86, já que o último RWD leve foi o RS2000.

Comprar um 1.9 GTI stock garante muita diversão, já o ae86 stock tem de se enterrar muitos €s, e todos nós sabemos disso!

O 1.9 GTI nacional, é bem mais raro que um ae86!

Manter um 1.9 fica muito mais em conta que um ae86, todos nós gostamos de ter um modelo exclusivo mas tenho a certeza que ninguém gosta da exclusividade na hora de pagar a conta na oficina, e quando queremos alguma peça descontinuada, até saltamos na secção das peças usadas!

Com isto, não trocaria um ae86 por um GTI, mas queria muito ter 1!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 18 visitantes